: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :    XADREZ FEMININO   : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Visite o link:

Campeonato Europeu

..........................................................................

 


Giulia Câmara

      O fenômeno observado nos meios enxadrísticos, com crianças obtendo títulos (GM) e destacando-se nas mais difíceis competições, vem corroborando a assertiva de que a informática pôs de ponta-cabeça o conceito estabelecido até então sobre os jogadores de xadrez.

      
O que antes era uma exclamação positiva (“ele foi campeão mundial com apenas 25 anos de idade!”), hoje transformou-se numa constatação de desânimo (“ele conseguiu ser campeão mundial não obstante seus 25 anos de idade...”).

        Este
ano, as manchetes do mundo inteiro destacaram a façanha de Kateryna Lahno (27.12.1989), uma garota nascida em Kramatorsk, na Ucrânia. Com 12 anos, 4 meses e 2 dias ela obteve o título de WGM, ou seja, Grande Mestre entre as mulheres, superando dessa maneira o registro da celebérrima Judit Polgar. 

        No
recente EICC (European Individual Chess Championship), o que era para se designar masculino e feminino, teve de ser alterado para misto e feminino, por que Kateryna fez questão de jogar a prova dos homens. E ela destacou-se com uma honorável colocação, vencendo e superando inúmeros GMs. (masculinos).

      Kateryna, atualmente com 2417 pontos-ELO, segue as pegadas da maior jogadora de todos os tempos (Judit) e participa de torneio masculinos apenas.

     
Para se ter uma idéia do potencial e da força de Kateryna, recordamos que num torneio relâmpago (5m x 5m) realizado em sua cidade natal, o veterano GM Victor Korchnoi perfizera 5 pontos em 5 rodadas e enfrentou-a na sexta rodada. Ele não se saiu bem na abertura e ofereceu empate a Kateryna que, à guisa de recusa, continuou jogando. Korchnoi então obrou verdadeiros milagres para escapar à derrota e somente num final delicadíssimo conseguiu empatar.

      Isso ocorreu no dia 24 de janeiro de 2001 e Kateryna estava com 11 anos de idade!

 

HOME :: PERFIL :: ATUALIDADES :: COLUNAS :: TEORIA :: COMPUTAÇÃO :: ARQUIVO :: XADREZ FEMININO :: LINKS :: CONTATO